O que são as recompensas?

As recompensas são importantes para a campanha, sendo mais uma das formas de mobilizar as pessoas a doarem. Portanto, pense bem e com carinho no que você pode retribuir ao doador, mesmo que sejam palavras. 

A recompensa é uma estratégia para você sugerir o valor de doação para as pessoas, nem sempre elas sabem quanto poderiam doar. Você mesmo cria as faixas de valor e o que a pessoa receberá ao doar cada um.  

Pela nossa experiência, a maioria das pessoas que doam para um projeto social não estão preocupadas em receber algo em troca pela doação, mas um mimo sempre é bem vindo.  
Tem ainda àquelas pessoas que não doariam para o seu projeto, mas o farão pois se interessaram por uma recompensa. 

Existem 5 tipos diferentes de recompensas: 

  • Física (material/digital): Ao fazer uma doação, a pessoa pode receber um presente, desde algo material ou um certificado online. Por exemplo, se a organização trabalha com algum tipo de artesanato, a recompensa pode ser um desses artesanatos. Mas fique atento, pois enviar via correio tem um custo, que pode fazer parte da captação ou a própria ONG pode custear.  

    Obs: Não faz sentido ter um grande gasto extra para as recompensas, é para ser algo que pode ser produzido pela própria ONG ou ser uma doação de algum parceiro. 

  • Impacto: O doador, de acordo com a recompensa, consegue saber exatamente qual vai ser o impacto da sua doação. Por exemplo, uma campanha para manter alunos estudando em uma escola que dependia de financiamento de terceiros, a recompensa pode vir em forma de impacto como: ao doar R$100,00 estará garantindo o estudo da criança durante 1 mês, ao doar 1200,00 estará garantindo o estudo da criança durante 1 ano. 

  • Experiência: São recompensas que não possuem valor financeiro, mas um valor muito forte para quem fez a doação e quer fazer parte do projeto. Por exemplo, com o valor doado a pessoa é convidada para uma vivência na organização, evento de fim de ano, peça de teatro de um parceiro, jantar em um restaurante parceiro e etc. 

  • Emocional: Outra alternativa utilizada é enviar algo emocional do próprio projeto para os doadores, como um vídeo de agradecimento, uma carta personalizada ou um desenho de uma criança. 

  • Recompensas exclusivas: As pessoas gostam de ter algo exclusivo e único. Você pode colocar objetos exclusivos em recompensas de valores mais altos. Exemplos: Camiseta de time de futebol autografada, guitarra de um músico famoso, um quadro de um pintor famoso, e por aí vai. 

  • Recompensas mistas: Você pode ainda mesclar os tipos de recompensas. Exemplo: R$200,00 -  Com esta doação compraremos 2 novas prateleiras para a biblioteca [impacto] e você receberá em sua casa um marcador de livro [físico] e uma carta de uma das crianças do projeto [emocional]. 
Agora, no caso de você ter recompensas limitadas, não tem problema. Você pode colocar o limite para cada recompensa. Por exemplo, Se você tem apenas 30 marcadores de livros, coloque o limite para esta recompensa em 30, a 31° pessoa que quiser doar esta recompensa saberá que o marcador de livros está indisponível, mesmo assim ela pode doar aquele valor sem receber nada em troca. 
Se você ganhou de um parceiro um jantar em um restaurante, pode limitar apenas a 1 pessoa essa recompensa, assim, apenas a primeira pessoa que doar este valor receberá o jantar. 

E se a pessoa não quiser nada em troca? Não tem problema, sempre terá a opção “não desejo nenhuma recompensa”. 

Para finalizar este assunto, algo muito importante: ao prometer uma recompensa, entregue com certa rapidez. Nós não exigimos um prazo de entrega, mas quanto antes fizer, melhor para o seu relacionamento com o doador.  
 

Opiniões e Base de Conhecimento